Sábado, 29 de Setembro de 2007

Marilyn Monroe

          

Marilyn Monroe personificou o glamour hollywoodiano com incomparável brilho e energia que encantaram o mundo. Marilyn era mais do que um símbolo sexual na década de 50.Ela dominou a Era das grandes estrelas e, sem dúvida, foi a mulher mais famosa do século 20. E por isso achamos importante falar um pouco sobre a sua vida.

O seu verdadeiro nome era Norma Jeane Baker e nasceu no dia 1 de Julho de 1926.

A sua mãe trabalhava nos estúdios RKO como editora de filme, mas problemas psicológicos a impediram de permanecer no emprego e foi levada para uma instituição mental.

Norma Jeane passou grande parte de sua infância em casas de família e orfanatos até que, em 1937, ela mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família. Infelizmente, em 1942, o marido de Grace foi transferido para a costa Leste, e Norma Jane, na época com 16 anos, não pode ir com o casal.

Então no dia 19 de Julho de 1942 casou-se com Jimmy Dougherty de 21 anos, com quem estava namorando há seis meses. Passados 2 anos o seu marido entrou para a marinha e foi transferido para o Pacífico Sul em 1944.

Após a partida de Jimmy, Norma Jeane começou a trabalhar na fábrica Radio Plane Munition em Burbank, Califórnia. Alguns meses depois, o fotógrafo Davis Conover viu-a e utilizou-a para a secção de fotos na revista Yank.

A partir daí  Conover começou a lhe enviar propostas de trabalho como modelo e em dois anos ela tornou-se uma modelo respeitável e estampou seu rosto em várias capas de revistas. Ela começou a estudar o trabalho das lendárias actrizes Jean Harlow e Lana Turner, e inscreveu-se em aulas de teatro sonhando com o estrelato. Porém, o seu marido retornou em 1946, o que significou que Norma Jeane tinha que fazer outra escolha, dessa vez entre seu casamento e sua carreira.

Norma Jeane se divorciou de Jimmy em Junho de 1946, e assinou seu primeiro contrato com a Twentieth Century Fox em 26 de Agosto de 1946. Ela ganhava $125 por semana. Pouco tempo depois, tingiu seu cabelo de loiro e mudou seu nome para Marilyn Monroe (Monroe era o sobrenome de sua avó).

O primeiro papel de Marilyn num filme foi uma participação, em 1947, em The Shocking Miss Pilgrim. Quando conseguiu um pequeno, mas influente papel no thriller de Jonh Houston The Asphalt Jungle. Ainda naquele ano, a actuação de Marilyn no papel de Claudia Caswell em All About Eve rendeu-lhe muitos elogios. A partir daí, participou em filmes como: Let's Make It Legal, As Young As You Feel, Monkey Business e Don't Bother to Knock.

O sucesso de Marilyn em Niagara a rendeu os papeis principais em Gentlemen Prefer Blondes e How to Marry a Millionaire . A revista Photoplay votou Marilyn como melhor actriz iniciante de 1953, e aos 27 anos de idade ela era a loira mais amada de Hollywood.

No dia 14 de janeiro, 1954, Marilyn casou com o jogador de baseball Joe DiMaggio, em São Francisco, Califórnia. Infelizmente a fama de Marilyn e sua figura sexual tornaram-se um problema em seu casamento. Nove meses depois, no dia 27 de Outubro de 1954, Marilyn e Joe se divorciaram.

Em 1955 mudou-se de Hollywood para Nova York para estudar na escola de actores de Lee Strasberg. Em 1956 Marilyn abriu sua própria produtora, Marilyn Monroe Productions. A empresa produziu Bus Stop e The Prince and the Showgirl.

Em 1959, Marilyn trabalhou em Some Like It Hot e venceu o Golden Globe de melhor atriz em uma Comédia.

No dia 29 de junho de 1956, Marilyn casou-se com o dramaturgo Arthur Miller. Arthur escreveu o papel de Roslyn Taber em 1961, em The Misfits, especialmente para Marilyn. Infelizmente o casamento entre Marilyn e Arthur terminou no dia 20 de Janeiro, 1961 e o filmeThe Misfits foi o último filme por completo em que Marilyn actuou.

Nos Golden Globes de 1962, Marilyn foi nomeada a personalidade feminina favorita de todo cinema mundial, provando mais uma vez que é mundialmente adorada.

Lamentavelmente, o pior aconteceu na manhã do dia 5 de Agosto de 1962, aos 36 anos Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, Califórnia. O mundo estava em choque. O brilho e a beleza de Marilyn faziam parecer impossível que ela tivesse deixado a todos. No dia 8 de Agosto de 1962, o corpo de Marilyn foi velado no Corridor of Memories, nº 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles, Califórnia.

Cinema5

      

   (Texto alterado de: http://www.marilynmonroe.com)

sinto-me:
publicado por cinema5 às 21:05
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De Lara a 1 de Outubro de 2007 às 20:43
ola! o vosso blog ta 1 maximo! tods os filmes e as imagens tão mt giros!
Continuem!!!!
Lara ***


De Jokas a 1 de Outubro de 2007 às 20:48
oi!!!! td bem?
o vosso blog ta mt giro! td esta informaçao sobre a Marilyn Monroe é mt intereçante. e a foto ta 1 maximo....lol. tb gostei mt da imagem com tdas akelas estrelas de Hollywood!

JoKaS


De Music World a 4 de Outubro de 2007 às 16:18
ta fixe nao gosto do tema mas ta fixe


De Os modelos a 19 de Outubro de 2007 às 15:08
O vosso tema é muito interessante, está muito bem feito.



De huo a 26 de Maio de 2009 às 20:44
O blog é super interessante !


Comentar post

.mais sobre o grupo

.pesquisar

 

.trabalhos recentes

. ADEUS!

. Energias Alternativas

. Visita de estudo a S.Pedr...

. Óscares 2008

. Charlie Chaplin

. Água

. Rocky Balboa para um últi...

. Tais toi

. 5oo visitantes

. Vasco Santana

. Irmãos Lumiére

. Marilyn Monroe

. Hollywood

. Diamonds Are A Girl's Bes...

. E tudo o Vento Levou - Go...

. O nosso trabalho

.arquivos

. Junho 2008

. Abril 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.links

.Questionário

.Questionário

blogs SAPO

.subscrever feeds