Os irmãos Lumière, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière nasceram em Besançon, na França. Foram eles que fabricaram o cinematógrafo (câmara de filmar), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.
O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projector de cinema, invento que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que terá perdido a patente, de novo registada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.
A verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar no dia 28 de Dezembro do mesmo ano, em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A sessão foi inaugurada com a projecção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon).
Os irmãos Lumière fizeram um digressão com o cinematógrafo, em1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época: “L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat” (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat), filmes de actualidades,”Lé dejeineur de bebé” (O Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como “L´Arroseur Arrosé”(O "Regador" Regado),os filmes que nós vos mostramos neste video.
pra ser sincero o blog esta um nojo nao prende as pessoas e tem varios erros tais como na bibliografia deste post esta escrito o site www.wikipedia.pt e esse endereço nao existe devia ser www.wikipedia.org
Também gostamos muito do vosso blog. Achamos que o tema é muito interessante e proporciona informações muito interessantes sobre o mundo do cinema. Diamante é o melhor.
De Rúben Marques a 26 de Dezembro de 2008 às 10:53
Está muito bom. E lembrem-se que aprende-se com os erros. Estive a fazer um trabalho para francês sobre o cinema francês (tem que ser feito em francês) e procurei por um texto bem resumido e fácil de passar para francês e encontrei isto, isto foi-me muito útil. Continuem.
De Rúben Marques a 26 de Dezembro de 2008 às 10:56
Desculpem o double-post mas esqueci-me de uma coisa. Podiam fazer coisas sobre festivais de cinema e por as datas em que se realizam para quem tenha possibilidades de ir possa ir.